O vereador eleito Lucas Ganem (Podemos) declarou apoio à candidatura de Bruno Miranda (PDT) para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Correligionário de Juliano Lopes (Podemos), que também irá concorrer à função, Ganem mudou seu voto a poucos dias da eleição, marcada para ocorrer após a posse dos parlamentares, em 1º de janeiro. Em outubro, ele havia sido um dos 23 vereadores que se uniram em um vídeo para manifestar apoio a Lopes, único que havia se candidatado até a então.
Em novo vídeo gravado e divulgado neste sábado (28 de dezembro), Ganem aparece ao lado de Miranda e declara seu voto no vereador, que é o atual líder do governo de Fuad Noman (PSD) na Câmara e, inclusive, apoiado pelo chefe do Executivo para a presidência da Casa.
O vereador eleito Lucas Ganem (Podemos) declarou apoio à candidatura de Bruno Miranda (PDT) para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Correligionário de Juliano Lopes (Podemos), que também irá concorrer à função, Ganem mudou seu voto a poucos dias da eleição,… pic.twitter.com/hxxJslThBG
— O Tempo (@otempo) December 28, 2024
O apoio de Ganem surgiu um dia após a vereadora reeleita Janaína Cardoso (União) fazer o movimento contrário: da base do prefeito, ela declarou voto em Juliano Lopes. A votação para a presidência da Câmara de Belo Horizonte tem movimentado o cenário político na capital mineira nos últimos dias, levando até a uma “dança das cadeiras” na própria prefeitura.
Anselmo José Domingos, então secretário de Governo, foi exonerado do cargo pelo argumento de que estaria atuando a favor de Juliano Lopes. Seu sucessor será o vereador e vice-prefeito eleito, Álvaro Damião (União). Além disso, a prefeitura exonerou, nessa sexta-feira (27 de dezembro), sete servidores que teriam sido indicados por vereadores que pretendem votar em Lopes.
Diante da disputa, a direção estadual do União Brasil, partido de Álvaro Damião, prometeu intervir na relação entre os vereadores de Belo Horizonte para evitar um racha na legenda. A intenção é garantir um diálogo, mas o partido não descarta apresentar uma determinação que deverá ser seguida por todas as lideranças.
A reportagem de O TEMPO procurou Lucas Ganem, bem como Juliano Lopes, para comentarem as movimentações em torno da votação para a presidência da Câmara, mas não obteve um retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.