A ex-secretária de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte Adriana Branco está deixando a administração municipal. Em publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (1º de agosto), o prefeito Álvaro Damião (União) exonerou Adriana, a pedido, do cargo de diretora de Planejamento e Gerenciamento de Atividades Noturnas, na Secretaria Municipal de Política Urbana - função que ela exercia desde fevereiro deste ano.
Adriana foi chefe de gabinete de Alexandre Kalil (sem partido) e era considerada o braço direito do ex-prefeito. Durante sua passagem pela prefeitura, ela foi titular da pasta de Assuntos Institucionais e Comunicação Social na gestão de Kalil. Em 2022, assumiu a Secretaria de Esportes e permaneceu na cadeira até as mudanças na pasta promovidas por Damião neste ano.
Na ocasião, ela enviou uma mensagem de despedida em um grupo com os demais secretários municipais.
"Com as recentes mudanças, chegou a minha vez de me despedir da função de Secretária de Esportes e Lazer. Por este motivo, vou deixar o grupo de secretários”, disse. “Agradeço ao prefeito Fuad pela oportunidade e confiança, estaremos no mesmo time buscando sempre o melhor para nossa cidade (...) Um grande abraço e obrigada pela parceria e todo o carinho na nossa caminhada", escreveu Adriana.
Adriana também chegou a atuar na diretoria executiva do Atlético Mineiro antes de trabalhar na administração municipal.
Desde o ano passado, antes mesmo de Kalil anunciar o apoio à candidatura do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à PBH, aliados do ex-prefeito, quando não eram exonerados, eram retirados de secretarias consideradas importantes. Em agosto de 2024, oito nomes próximos ao ex-prefeito deixaram os cargos na época.