O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou a troca do titular na Secretaria de Estado de Educação. Nesta sexta-feira (1º de agosto), foram publicadas a exoneração de Igor Alvarenga e a nomeação de Rossieli Soares, ex-ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB).
A mudança vem sendo ventilada desde 15 de julho, quando Alvarenga teria uma reunião com o vice-governador Mateus Simões (Novo) para tratar da saída da pasta. Nos bastidores, a informação era de que o vice-governador não estaria satisfeito com as estratégias e entregas tomadas pelo comando da secretaria.
Na ocasião, a alteração no alto escalão do governo surpreendeu pessoas ligadas à gestão de Romeu Zema (Novo) e os próprios servidores, que elaboraram um abaixo-assinado pedindo a permanência de Alvarenga na Educação.
Ao deixar a Educação, a expectativa é que o agora ex-secretário assuma uma assessoria na presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Alvarenga estava desde agosto de 2022 à frente da pasta, quando substituiu Julia Sant’Anna. Antes, ele era subsecretário.
O novo secretário de Educação, Rossieli Soares, encabeça o braço de educação do Grupo de Lideranças Empresariais (Lide), fundado por João Doria. Advogado, ele foi secretário de Educação de São Paulo entre janeiro de 2019 e abril de 2022.
Antes disso, ele foi ministro da Educação nos meses finais do governo Michel Temer. Rossieli também já passou pelas secretarias de Educação dos estados do Amazonas e do Pará.