BRASÍLIA - A possibilidade de que seja colocada em prática uma operação de repatriação de brasileiros que vivem no Líbano foi discutida, neste sábado (28), pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o chanceler libanês, Abdallah Rashid Bou Habib. O país tem sido alvo de ataques de Israel nos últimos dias.
De acordo com o Itamaraty, o encontro ocorreu em Nova York pela manhã. Os dois ministros discutiram, dentre outros pontos relacionados ao conflito, sobre o planejamento em curso caso a situação piore e exija uma operação de evacuação de grande escala.
Além disso, Vieira detalhou a assistência da embaixada aos brasileiros que decidam deixar o país e que necessitem do auxílio do governo do Brasil.
O ministério das Relações Exteriores destacou que nenhuma nação com grandes comunidades em território libanês iniciou qualquer operação de “evacuação de grande escala”. No entanto, a pasta ressaltou que o Brasil já analisa possíveis ações caso a situação se agrave.
O Itamaraty informou também que o aeroporto da capital Beirute continua aberto e os brasileiros que tenham condições financeiras e desejem já deixar o Líbano ainda podem sair em voos comerciais.
O conflito entre Israel e o Hezbollah tem deixado centenas de mortos. Nos últimos dias, os israelenses fizeram diversos ataques aéreos. Na última segunda-feira (23), foram registradas mais de 500 mortes, sendo o dia com mais vítimas fatais desde a guerra de 2006.