BRASÍLIA – Um homem de 30 anos foi preso neste domingo (29), na Bahia, já na divisa com Goiás, por planejar um atentado em Brasília. Ele estava de carona em um caminhão, em direção à capital federal.

Lucas Ribeiro Leitão postou as ameaças em redes sociais. Em um dos posts, escreveu que iria “botar fogo” em Brasília. Ele é corretor de imóveis em Fortaleza (CE).

Em uma conta fechada no Instagram, disse que faria um “ataque cirúrgico” e alertou que a segurança pública do Distrito Federal deveria ser aumentada em até “400 vezes”.

“Eu vou fazer essa parada sozinho. Aumentem a segurança em Brasília em 100x, 200x, 300x, 400”, escreveu. “Vai ser de um por um! Até só restar um em pé. No caso eu! Desafio Lula e Bolsonaro para um duelo de faca! Vamos brincar de sangue”.

Ele também prometeu atacar “uma garota”, além de uma “série de pessoas”, e que só pararia após a “missão” concluída.

As informações são do portal Metrópoles. A prisão foi feita por equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil brasiliense.

A instituição confirmou à equipe de O TEMPO em Brasília. Disse que as começaram no sábado (28), após receber denúncias anônimas relatando a vinda de um homem com o intuito de cometer atentados violentos.

Com base nas informações, a DPCev iniciou o monitoramento do suspeito e pediu a prisão temporária e outras medidas judiciais, concedidas prontamente pelo Tribunal de Justiça do DF.

Com o monitoramento e a ordem de prisão expedida, equipe da DPCev interceptou o caminhão no qual viajava Lucas Leitão. 

Capital foi palco de atentado um mês e meio atrás

Há um mês e meio, Brasília foi cenário de um atentado, que vinha sendo anunciado em redes sociais. A DPCev foi criada após tal episódio.

Francisco Wanderley Luiz, o  Tiü França, que tinha 59 anos, morreu após se explodir na Praça dos Três Poderes

Antes, ele detonou explosivos que estavam em um carro parado em um anexo da Câmara dos Deputados e lançou bombas na direção do Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi impedido de entrar no prédio por seguranças.

Francisco foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), onde morava. Ele estava no Distrito Federal havia cerca de três meses, morando em uma casa alugada em Ceilândia.

Bombas em aeroporto na véspera do Natal

Já em 8 de janeiro de 2023, houve as invasões às sedes dos Três Poderes, que a PF concluiu se tratar de uma tentativa de golpe de Estado para tirar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da presidência.

Haveria inclusive planos para matar o presidente, seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, com uso de armas pesadas, bombas e veneno. Oficiais do Exército foram presos acusados de serem os mentores de tal plano.

Pouco antes, na véspera do Natal de 2022, houve uma tentativa de explosão do aeroporto de Brasília. Bombas foram colocados sob um caminhão carregado com combustíveis. Plano inicial era explodir área de embarque.

Três pessoas acabaram presas e condenadas. Todas confessaram participação no crime. Eram apoiadoras de Jair Bolsonaro. Disseram que a ideia era causar caos para a decretação de estado de exceção para mantê-lo no poder.