BRASÍLIA – Mesmo quem nunca viu o clássico E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, reconhece o apelo da frase utilizada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em uma publicação nas redes sociais: “Faça como o E.T.: é hora de ligar para casa”. 

A imagem do alienígena que conquistou crianças e adultos na década de 1980 foi usada como metáfora para reforçar a nova campanha americana contra a permanência de imigrantes ilegais no país.

A postagem, com selo do Departamento de Estado, orienta quem está em situação irregular a deixar os Estados Unidos de forma voluntária, usando o aplicativo CBP Home, que promete auxílio logístico, passagem paga e até ajuda de custo de mil dólares para quem optar pela saída “com dignidade”.

A proposta faz parte de uma política de endurecimento das regras migratórias adotada nos últimos anos pela Casa Branca, intensificada desde o início do governo Trump. O programa de autodeportação foi apresentado como uma “oportunidade histórica” para estrangeiros ilegais evitarem penalidades e retornarem com apoio financeiro ao país de origem.

“Se você está nos EUA ilegalmente, é hora de ligar para casa”, diz a publicação, traduzida para o português.

Publicação não é a primeira a desestimular imigração nos EUA

Em outro post recente, a representação americana em Brasília já havia afirmado que o visto não é um direito garantido, mas um privilégio concedido conforme critérios estabelecidos pelas autoridades consulares.

Com linguagem simples, ilustração chamativa e um recado direto, a mensagem marca mais uma etapa do esforço de comunicação da diplomacia americana para desencorajar a imigração irregular – especialmente entre brasileiros que sonham em tentar a vida nos EUA.