Atos Criminosos

PGR denuncia mais cinco pessoas que participaram dos atos em Brasília

Entre os denunciados está o homem que aparece em um vídeo segurando uma réplica da Constituição que foi roubada do STF

Por Karla Gamba
Publicado em 18 de janeiro de 2023 | 18:38
 
 
 
normal

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (18), mais cinco pessoas pela participação nos atos criminosos ocorridos em Brasília no último dia 8 de janeiro.  

Destas, quatro foram presas em flagrante dentro do STF no dia da manifestação. O outro é o homem que foi flagrado em um vídeo – que viralizou nas redes sociais – ostentando uma réplica da Constituição Federal que foi roubada dentro da Corte. O exemplar já foi encontrado e devolvido.

As denúncias são assinadas pelo subprocurador Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado no âmbito do Ministério Público para acompanhar as investigações relacionadas ao caso.

Nelas, a PGR aponta a prática dos crimes de: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado contra o patrimônio da União; deterioração de Patrimônio tombado e furto qualificado pelo rompimento de obstáculo.

Na última segunda (16), a PGR denunciou outras 39 pessoas acusadas de invadir e depredar o Senado Federal nos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro.

 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.   

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!