Dos 559 parlamentares que participaram da Assembleia Nacional Constituinte, na década de 1980, 56 eram representantes de Minas Gerais, sendo três senadores e 53 deputados federais. Ao todo, foram 487 deputados federais e 49 senadores eleitos nas eleições de 1986, além de outros 23 senadores que já haviam sido eleitos em 1982. Já naquela época, assim como hoje em dia, os mandatos dos senadores duravam oito anos.
 
Vários dos deputados e senadores mineiros responsáveis pela criação da Constituição Federal tiveram carreira de destaque na política. Quem chegou mais longe foi o então senador Itamar Franco, que se tornou presidente da República, em 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello para evitar o impeachment. Itamar morreu em 2011, vítima de uma leucemia.
 
O médico Célio de Castro se tornaria prefeito de Belo Horizonte alguns anos depois. Eleito em 1996 e reeleito em 2000, o "Doutor BH" teve que se afastar do trabalho em novembro de 2001, após sofrer um AVC. Célio de Castro morreu em julho de 2008.
 
Elias Murad, que também era médico, teve mais três mandatos como deputado federal e dois como vereador de Belo Horizonte. Permaneceu na vida pública até sua morte, em abril de 2013, se dedicando principalmente à luta contra as drogas.
 
Outros mineiros já tinham carreira consolidada na política na época da Assembleia Constituinte. É o caso do deputado Alysson Paulinelli, que havia sido ministro da Agricultura no governo militar de Ernesto Geisel. Por seu trabalho, ele era chamado de 'pai da agricultura moderna no Brasil'. Paulinelli morreu em junho deste ano.
 
Maurício Campos, também deputado constituinte, havia sido prefeito de Belo Horizonte entre 1979 e 1982. Foi em sua gestão que o Parque das Mangabeiras foi inaugurado. Maurício Campos teve cinco mandados como deputado federal e morreu em março de 2020, aos 86 anos.
 
O engenheiro Gil César Moreira de Abreu era figura muito conhecida em Minas Gerais pela participação em importantes obras ligadas ao esporte. Gil César foi o engenheiro responsável pela construção do Mineirão, inaugurado em 1965. Ele também trabalhou nas obras da Toca da Raposa, e dos clubes Labareda, Jaraguá e Pampulha Iate Clube, todos em Belo Horizonte. Além de deputado constituinte, ele foi deputado estadual e vereador na capital mineira. Gil César Moreira de Abreu, que foi vice-presidente do Atlético, morreu em março de 2020, aos 90 anos.

Ainda em atividade

Dos 56 mineiros envolvidos na elaboração da Carta Magna, apenas um ainda segue na atividade parlamentar. Aécio Neves vivia seu primeiro mandato como deputado federal na época da criação da Constituição Federal. Com apenas 26 anos, ele havia sido o mais votado de Minas Gerais, em 1986, com 236.019 votos. Foi reeleito para a Câmara dos Deputados em 1990, 1994 e 1998. Em 2002, tentou voos mais altos e conseguiu. Foi eleito governador e reeleito quatro anos depois. Em 2010, perto do fim do segundo mandato como governador, renunciou ao mandato e concorreu ao Senado naquele mesmo ano. Eleito, licenciou-se para disputar a Presidência da República, em 2014. Como foi derrotado por Dilma Rousseff (PT), permaneceu no Senado até 2018. Neste mesmo ano, tentou, com sucesso, voltar à Câmara dos Deputados.
 
Outros três atuais representantes mineiros no Congresso têm ligações estreitas com deputados constituintes. O deputado Misael Varella é filho de Lael Varella. Lafayette Andrada é filho de Bonifácio Andrada, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações decorrentes da Covid-19. Já Marcelo Álvaro Antônio é filho de Álvaro Antônio, falecido em 2003, depois de uma parada cardíaca.

Assembleia Constituinte - Minas Gerais

Representação eleita
 
PMDB - 37
PFL - 10
PT - 3
PDS - 3
PTB - 1
PDT - 1
PL - 1
 
Senadores
 
Alfredo Campos - PMDB - (eleito em 1986)
Itamar Franco - PL - (eleito em 1982)
Ronan Tito - PMDB - (eleito em 1986)
 
Deputados federais
 
Aécio Neves - PMDB
Aloisio Vasconcelos - PMDB
Arnaldo Rosa Prata - PMDB
Álvaro Antônio - PMDB
Alysson Paulinelli - PFL
Bonifácio de Andrada - PDS
Carlos Cotta - PMDB
Carlos Mosconi - PMDB
Célio de Castro - PMDB
Chico Humberto - PDT
Christovam Chiaradia - PFL
Dalton Canabrava - PMDB
Elias Murad - PTB
Genésio Bernardino - PMDB
Gil César - PMDB
Hélio Costa - PMDB
Homero Santos - PFL
Humberto Souto - PFL
João Paulo - PT
José da Conceição - PMDB
José Geraldo Ribeiro - PMDB
José Santana de Vasconcelos - PFL
José Ulisses - PMDB
Lael Varella - PFL
Leopoldo Bessone - PMDB
Luiz Alberto Rodrigues - PMDB
Luiz Leal - PMDB
Marcos Lima - PMDB
Mário Assad - PFL
Mário Bouchardet - PMDB
Mário de Oliveira - PMDB
Maurício Campos - PFL
Maurício Pádua - PMDB
Mauro Campos - PMDB
Melo Freire - PMDB
Melo Reis - PDS
Milton Lima - PMDB
Milton Reis - PMDB
Octávio Elísio - PMDB
Oscar Correia Júnior - PFL
Paulo Delgado - PT
Pimenta da Veiga - PMDB
Raimundo Rezende - PMDB
Raul Belém - PMDB
Roberto Brant - PMDB
Roberto Vital - PMDB
Ronaldo Carvalho - PMDB
Ronaro Corrêa - PFL
Sérgio Werneck - PMDB
Sílvio Abreu Júnior - PMDB
Virgílio Galassi - PDS
Virgílio Guimarães - PT
Ziza Valadares - PMDB