Um dos seis vereadores do PL na Câmara Municipal de Belo Horizonte, Cláudio do Mundo Novo estaria enfrentado “implicâncias” de colegas do partido após indicar ao menos um nome para a prefeitura da capital. Nos bastidores da Câmara, Cláudio do Mundo Novo tem até um apelido: Cláudio Biondini. O vereador teria indicado Pedro Mayan Colen Aureliano, que já atuou no gabinete da deputada estadual Chiara Biondini (PP) em 2023, para o cargo de administrador adjunto da Regional Venda Nova, onde está localizada a Missão Mundo Novo, comunidade religiosa fundada pelo deputado federal Eros Biondini (PL), pai de Chiara.
Durante a campanha do segundo turno, Chiara Biondini (PP) chegou a publicar um vídeo com críticas ao conteúdo do livro “Cobiça”, do prefeito licenciado Fuad Noman (PSD), então concorrente à prefeitura contra Bruno Engler (PL), candidato apoiado por ela. O vídeo não se encontra mais no Instagram da deputada. A indicação de Cláudio também causou desconforto entre vereadores da base que apoiaram o prefeito na eleição, já que alguns ainda não conseguiram emplacar nomes próprios na prefeitura.
Um dos episódios de provocação a Cláudio do Mundo Novo foi registrado na última sexta-feira (14 de março), durante apreciação do Projeto de Resolução 61/2025, que propõe a derrubada do aumento das passagens de ônibus em Belo Horizonte, reajustadas em 9,52% desde 1° de janeiro. Conforme relatado por alguns interlocutores da Casa, apesar de não fazer parte da Comissão Especial que apreciou a proposta, Cláudio passou no Plenário Camil Caram, onde estava sendo analisado o projeto, e recebeu comentários de três correligionários.
Entre as frases dirigidas ao vereador, ditas em voz alta, segundo os interlocutores, estariam: “senta aqui com a gente para sustar o apoio, Cláudio” e “você não pode sentar aqui, né”, seguidas de muitas risadas. O grupo estaria se referindo ao fato de que Cláudio, após suas indicações, precisaria se alinhar à prefeitura, ao contrário dos demais vereadores, que fazem oposição. A proposta votada na última sexta-feira vai contra os interesses da gestão municipal, responsável pela portaria que reajustou as tarifas de ônibus.
Segundo um interlocutor, depois das provocações, o vereador teria ficado sem graça e dito que iria almoçar. O texto foi protocolado por 17 vereadores no início de fevereiro, incluindo Cláudio do Mundo Novo, antes de receber a indicação. Na última sexta, recebeu parecer favorável de seis dos sete parlamentares do colegiado e está pronto para votação em plenário. Com isso, os parlamentares da base podem receber orientação da prefeitura para votar contra a proposta. A reportagem tentou falar com o vereador nos últimos dias, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Assim como a indicação de Cláudio do Mundo Novo, também gerou incômodo entre parlamentares que apoiaram Fuad na eleição o fato de outra vereadora do PL ter indicado ao menos uma pessoa para a prefeitura de BH. Marilda Portela teria indicado a servidora Simone Andere para chefiar a Administração Regional Norte. Antes, ela estava na coordenadoria de atendimento da regional.